top of page

INFÂNCIA E APRENDIZADO: 5 MANEIRAS DE MOTIVAR SEU FILHO A ESTUDAR

  • Foto do escritor: Me ajuda, mamãe!
    Me ajuda, mamãe!
  • 11 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

ree



Mais do que simplesmente impor regras, os pais têm uma grande responsabilidade quando o assunto é a educação dos filhos. Embora a escola tenha o papel de avaliar o desempenho dos alunos por meio das notas, cabe aos pais garantir que esse aprendizado seja absorvido e que o conteúdo seja bem compreendido pelas crianças.

Mas como fazer com que uma criança ou adolescente desenvolva o interesse pelos estudos? E como transmitir a importância da educação para a carreira e a vida de seu filho como cidadão?

Abaixo estão 5 dicas que podem ajudar os pais a lidar com os estudos dos filhos sem transformar isso em algo pesado ou difícil. Vamos conferir:

1. MANTENHA UM DIÁLOGO ABERTO COM SEU FILHO

Se você notar que seu filho precisa conversar, mostre-se disponível para ouvi-lo. Deixe claro que ele pode contar com você para compartilhar o que o incomoda.

Quando ele perceber essa abertura, será mais fácil expressar suas preocupações, medos e falar sobre as matérias que gosta e aquelas com as quais sente dificuldade.

Repreensões e castigos muitas vezes podem ter o efeito contrário. Já ouviu o ditado "quanto mais os pais falam, menos os filhos ouvem"? Nesses momentos, é melhor escutar do que impor.

2. RECONHEÇA O ESFORÇO DO SEU FILHO

Quando seu filho estiver se dedicando aos estudos, reconheça seu esforço com elogios. Evite frases como "não fez mais que sua obrigação". Ele precisa de encorajamento, uma palavra de apoio para continuar se empenhando.

Recompensar seu filho não é o mesmo que “comprar” sua dedicação. Ao invés de oferecer dinheiro, presenteie-o com algo que desperte seu interesse, como um bom livro, uma experiência divertida, uma refeição em seu restaurante preferido, ou até mesmo um tempo de qualidade com você. Muitas vezes, um gesto de afeto é o que ele mais necessita.

3. SEJA UM EXEMPLO POSITIVO PARA SEU FILHO

Já pensou em como seu filho se sentiria se estivesse fazendo o dever de casa enquanto você estivesse assistindo TV ou se divertindo ao lado dele? Isso poderia criar um sentimento de aversão aos estudos.

Dar bons exemplos é uma excelente maneira de incentivar o hábito de estudar. Ler um livro, realizar uma atividade intelectual ou até promover brincadeiras educativas são ótimas opções. Aos poucos, a criança começará a perceber que estudar significa aprender e crescer como indivíduo.

4. ESTABELEÇA DESAFIOS, HORÁRIOS E PRAZOS CLAROS

Criar uma rotina de estudos é essencial para que seu filho desenvolva o hábito de estudar. Vocês podem definir um horário após a escola, sem que isso se torne algo rígido. Se esse horário não funcionar, experimentar estudar pela manhã pode ser uma alternativa.

A rotina deve incluir também momentos de diversão e atividades que seu filho goste, como esportes ou dança. Ter um espaço dedicado aos estudos também pode ajudar bastante!

5. EVITE INCENTIVAR A MEMORIZAÇÃO

Memorizar o conteúdo nem sempre é a melhor forma de aprender. O ideal é que vocês incentivem seu filho a explicar o que entendeu sobre o tema.

Para expandir o conhecimento, visitas a museus, bibliotecas ou feiras de livros são ótimas oportunidades para estimular o interesse pela leitura e pelo aprendizado em ambientes mais descontraídos.

Gostou dessas sugestões para motivar o aprendizado na educação infantil? Compartilhe nas suas redes sociais! 🙂

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page